Conhecida dos cristãos, Jope é uma lindíssima e pequenina cidade portuária de 4000 anos. Ao entardecer, Jope é atingida pelos raios do sol poente, que fazem dela um adorno resplandecente do Mediterrâneo.
Visitada por faraós e pelo próprio Napoleão Bonaparte, Jope, como é chamada em português, é conhecida pelos judeus como Yafo e pelos árabes como Yafa. Também é chamado por Jaffa e Jopa e significam "bela". A primeira citação famosa dessa cidade na Bíblia acontece durante a construção do Templo pelo rei-sábio Salomão.
E nós cortaremos tanta madeira no Líbano, quanta houveres mister, e ta traremos em jangadas pelo mar até Jope, e tu a farás subir a Jerusalém. 2 Crônicas 2:16
Após o exílio, durante a reconstrução do Templo o rei persa Ciro permitiu que cedros vindo do Líbano aportassem em Jope.
Deram, pois, o dinheiro aos pedreiros e carpinteiros, como também comida e bebida, e azeite aos sidônios, e aos tírios, para trazerem do Líbano madeira de cedro ao mar, para Jope, segundo a concessão que lhes tinha feito Ciro, rei da Pérsia. Esdras 3:7
Vemos também o profeta Jonas utilizando-se dos serviços portuários de Jope em sua fuga desobediente para Tarsis.
Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor. Jonas 1:3
Ja no novo testamento, podemos conferir que foi em Jope que Pedro ressuscitou Tabita, que era uma mulher muito caridosa residente dessa cidade.
E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. Atos 9:36
Para os cristãos não judeus, Jope tem significado especial. Foi nessa cidade, na casa de um certo Simão, curtidor por profissão, que Deus deu a Pedro uma visão significando que o evangelho deveria ser pregado para todos os homens, mesmo os não judeus.
Estando eu orando na cidade de Jope, tive, num arrebatamento dos sentidos, uma visão; via um vaso, como um grande lençol que descia do céu e vinha até junto de mim. Atos 11:5
Desde 1950, Jope está atrelada como cidade à Tel Aviv, então chamadas Tel Aviv-Yafo. Andando por suas ruelas podemos encontrar o local que marca a casa de Simão o curtidor. Também é possível visitar a igreja de São Pedro e o túmulo de Tabita.
O antigo porto, hoje desativado, também é um lugar bem bacana para caminhar e fotografar assim como a Torre do Relógio Otomano ou o minarete. A noite, a cidade de Jope oferece sob suas luzes amarelas, restaurantes e bares à beira do Mediterrâneo.
Jope é uma cidade cheia de artistas, feiras de antiguidade e artesanato e atividades de lazer. Alem disso, você pode apreciar a deliciosa e saudável gastronomia israelense. Vale a pena conhecer essa anciã cidade.