Dólar Turismo Venda

Compartilhe

Você sabia que mais de cem países exigem um documento que comprova a vacinação contra certas doenças? Esse documento é o CIVP, Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, e é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), segundo as normas do Regulamento Sanitário Internacional. Anualmente, são realizadas cerca de 730 mil solicitações de CIVP.

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia CIVP

A imunização mais requerida é contra a febre amarela e deve ser feita pelo menos 10 dias antes da viagem.

Alguns países como Estados Unidos, Reino Unido e Portugal, não fazem questão da apresentação do certificado. Em outros casos, como Austrália, Bahamas e Tailândia, não é permitida a entrada sem o documento, inclusive para uma simples conexão do cidadão que estiver só de passagem.

Vacina Febre Amarela

CLIQUE AQUI E BAIXE A LISTA DE PAÍSES QUE EXIGEM CIVP PARA FEBRE AMARELA

Você também pode pesquisar todas as demais exigências vacinais de cada país clicando neste LINK. Se o teu roteiro de viagem passa por algum desses destinos é fundamental levar o CIVP junto com seu passaporte.

PRECISA DO CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO? No final dessa matéria tem o passo-a-passo extraído do site da ANVISA

Destinos como Egito, Jordânia e África do Sul são muito procurados aqui na Renova Turismo e há uma certa confusão nos próprios operadores dos países sobre a obrigatoriedade ou não do CIVP, portanto recomendamos aos nossos passageiros que submetam-se à vacinação e realizem a emissão do documento, conforme recomenda a lista da ONU referida acima.

🚨 Fique atento, pois, segundo a ANVISA, para algumas condições de saúde são necessárias avaliação e liberação médica para a vacinação segura.

• Pacientes com imunodeficiência primária ou adquirida;

• Indivíduos com imunossupressão secundária à doença ou terapias;

• Imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia, corticoides em doses elevadas);

• Pacientes em uso de medicações anti-metabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Ritoximabe);

• Transplantados e pacientes com doença oncológica em quimioterapia;

• Indivíduos que apresentaram reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica após dose prévia da vacina;

• Indivíduos com reação alérgica grave ao ovo;

• Pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma).

🚨 O site da ANVISA recomenda que pessoas que apresentam contraindicação médica para a vacinação, como nos casos abaixo, devem providenciar um Atestado Médico de Isenção de Vacinação escrito em inglês ou francês pelo médico, conforme esse modelo.

• Crianças menores de 9 meses de idade

• Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade

• Pessoas com alergia grave ao ovo

• Pessoas que vivem com HIV e que têm contagem de células CD4 menor que 350

• Pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia

• Pessoas portadoras de doenças autoimune

• Pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo)

A vacina contra a febre amarela é dose única. Quem, assim como eu, tomou a dose fracionada da vacina (primeira caderneta) não pode tirar o Certificado. Nesse caso é preciso se vacinar novamente com a dose única padrão. Eu já me vacinei!

Caderneta de Vacinação

PASSO-A-PASSO SEGUNDO SITE DA ANVISA

Você pode fazer isso de qualquer lugar do mundo através da internet. Siga o passo-a-passo e viaje com segurança!

PASSO 1 – VACINAÇÃO

O primeiro passo é se vacinar. Você pode fazer isso gratuitamente em praticamente todas as UBSs (Unidade Básica de Saúde) do SUS. Não é preciso agendar, basta chegar na UBS e solicitar a vacinação. Você também pode procurar os serviços de vacinação privados credenciados.

Guarde o certificado de vacinação. Ele é o seu comprovante para solicitar o Certificado Internacional. Só reforçando, a Anvisa não aplica a vacina.

PASSO 2 – SOLICITAR O CERTIFICADO

O Certificado deverá ser solicitado no Portal de Serviços do Governo Federal. É so clicar no botão “Iniciar” e seguir os passos.

Requisitos necessários

Você vai precisar enviar digitalmente a frente e o verso da Caderneta de Vacinação que consta a vacinação contra a febre amarela em dose única.

PASSO 3 – IMPRESSÃO E ASSINATURA DO CERTIFICADO

Depois de realizadas todas as etapas anteriores, você receberá o certificado no seu e-mail cadastrado, para imprimir em casa. Esse certificado tem assinatura eletrônica do servidor da Anvisa. Assine-o logo após a impressão.

O prazo para emissão do CIVP é de até 10 dias úteis e você poderá reimprimi-lo sempre que quiser. Para isso, acesse sua conta no gov.br. Na área “Minhas solicitações”, busque por “Concluídas”, clique em “Ver” e imprima o Certificado. Ou através desse link.

Se, assim como eu, você enfrentar alguma dificuldade durante o processo, acesse o site da ouvidoria do governo federal clicando aqui. Aliás, impedimento da emissão do meu certificado aconteceu porque a caderneta de vacinação não foi devidamente preenchida na Unidade de Saúde, faltando a data da aplicação da vacina. Portanto, exija que o profissional que está te aplicando a vacina preencha corretamente todos os campos desse documento.

Outras dúvidas podem ser sanadas nos canais de atendimento da ANVISA.

Se você já recebeu a dose única da vacina contra a febre amarela e já tem o CIVP, não precisa fazer mais nada. Agora, se já tem a vacina e não tem o CIVP, deve solicita-lo conforme, mas não tomar a vacina novamente.

ADICIONAL: Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia – CIVP para meningite e/ou poliomielite. O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia – CIVP para comprovar a vacinação contra meningite e/ou poliomielite será emitido apenas no atendimento presencial. O atendimento presencial é necessário pois é preciso considerar o histórico vacinal, a idade, o tipo e o lote da vacina, o número de doses recebidas, a dose recomendada e a validade da vacina. Com a comprovação da vacina adequada, você deverá procurar uma unidade da Anvisa ou credenciada para a emissão presencial do CIVP. Na listagem atual da OMS poucos países exigem comprovação de certificado Internacional de vacinação de brasileiros para essas doenças.

//
Você procura caravanas evangélicas ou peregrinações católicas?
Me conte também qual país quer conhecer

Novo site no ar!

A Renova Turismo está de cara nova! Nosso novo site já está rodando. Agora estamos trabalhando para incluir todos os roteiros disponíveis no novo sistema e deixar tudo 100% por aqui.

Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe.